Power UP!


Mulheres trabalhando juntas

O Programa Power Up! é um consórcio formado por três organizações feministas: Just Associates – JASS, organização de apoio ao movimento feminista baseada no Sul Global e líder da iniciativa, Yayasan Pemberdayaan Perempuan Kepala Keluarga – PEKKA, rede nacional de empoderamento das mulheres chefes de família na Indonésia, e Gender @t Work, rede de conhecimento internacional feminista. O Programa é implementado em 17 países, localizados em 6 regiões do globo.

A visão do Power Up! é de um mundo justo, equitativo e sustentável no qual todas as mulheres são livres para se expressarem, livres de violência, tem acesso e controle sobre recursos económicos, e tem voz e poder nas decisões que as afetam em todos os aspetos das suas vidas. O objectivo estratégico do programa é aumentar a influência coletiva e o impacto que as mulheres tem nas leis e políticas, no discurso público, e nas atitudes sociais e narrativas que causam a discriminação, violência e exclusão, contribuindo para a plena realização dos direitos dos seus direitos e igualdade de género.

Três agendas estratégicas:

Corpos

  • A prevenção e eliminação da violência sexual e de género contra mulheres e raparigas.

Vozes

  • O reforço da liderança das mulheres e da participação das mulheres no processo (político) de tomada de decisão.

Recursos

  • O reforço das estratégias das mulheres para a resiliência económica e estabilidade, incluindo o acesso e controlo dos recursos e da terra.

POWER UP! Moçambique


Moçambique

Moçambique é um país com elevado nível de pobreza, marcado por profundas desigualdades sociais e económicas. As mulheres enfrentam barreiras de género estruturais que afetam todas as esferas das suas vidas. Normas sociais limitantes, violência baseada no género e assédio sexual influenciam o seu empoderamento económico. O acesso ao trabalho formal é bastante reduzido e a maioria das pessoas se dedica ao trabalho informal, particularmente as mulheres. Existem ainda grandes disparidades de género em termos de autonomia financeira, poder de tomada de decisão e possibilidades de ascensão profissional ou crescimento nos negócios. O trabalho reprodutivo que realizam na esfera doméstica e sua contribuição para a economia moçambicana não é reconhecido. O trabalho produtivo e reprodutivo que realizam na esfera pública é desvalorizado e mal remunerado. As mulheres são agentes económicos ativos, e muitas delas sustentam famílias inteiras sozinhas e/ou através da economia da solidariedade. A liderança e advocacia das mulheres e das organizações da sociedade civil tem sido crucial para o avanço dos direitos económicos das mulheres e sua participação em diversas associações económicas e de camponeses no meio urbano e rural. Contudo, a sua contribuição é invisibilizada e suas vozes ignoradas quando as políticas económicas são desenhadas.

Metodologia

Recolha de Dados

Revisão documental e entrevistas exploratórias semiestruturadas para identificar iniciativas, tendências e lacunas.

Sessões De Aprendizagem

Apresentação de resultados preliminares e discussão de pares usando a abordagem de aprendizagem emergente para suscitar reflexão, produção de sentido, capacidade de resposta e mudança.

Sistematização e Documentação

Através de vídeo, artigos, podcast, entre outros, disponibilizados na nossa biblioteca virtual.

Resultados Alcançados

  • Contribuiu para a reflexão e melhoria das intervenções de promoção da autonomia e resiliência económica das mulheres.
  • Contribuiu para a criação de ferramentas e processos de partilha de evidências sobre autonomia e resiliência económica.
  • Contribuiu para o surgimento de espaços de apoio mútuo e formação de alianças entre as pessoas e organizações participantes no processo.

Objectivos em Moçambique

A análise feminista é indispensável para desvendar, questionar e transformar normas culturais e sociais – formais e informais – bem como as “falsas soluções” presentes nos atuais modelos económicos, sociais e políticos. Em Moçambique, neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa-ação-aprendizagem centrada na autonomia e resiliência económica das mulheres. O objetivo é aprender com as experiências existentes e estimular a criação de novas análises e estratégias que promovam o fortalecimento da autonomia e da resiliência económica feminina.

Nossa Equipe

Solange Rocha

Solange Rocha

Pesquisadora e Consultora

Kátia Taela

Kátia Taela

Pesquisadora e Consultora

Emilienne Tivane

Emilienne Tivane

Consultora/Power Up

Roberta Pegoraro

Roberta Pegoraro

Consultora/Power Up

Parceiros

Gender@Work

Gender @t Work

Kaleidoscópio

Kaleidoscópio

Países Baixos

Apoyo Internacional